Bancabilidade pode ser definida como a disposição dos mais diferentes agentes financeiros em aportar recursos em determinado negócio ou projeto, sejam eles bancos comerciais, bancos de desenvolvimento, agências de fomento ou fundos de investimento.
O nível de Bancabilidade define o acesso das empresas ao crédito bancário, além da pré-disposição do mercado em analisar alternativas para financiar seus planos de médio e longo prazo. Quanto maior a oferta de crédito a que se tem acesso, menores as taxas e maiores os prazos, reduzindo as despesas financeiras e impactando positivamente o fluxo de caixa da companhia.
Fatores que influenciam na Bancabilidade
Existem fatores externos e internos que afetam o apetite do mercado por operações de crédito.
Entre os fatores externos, pode-se citar o cenário econômico mundial, nacional e do segmento de atuação. Apesar de não ter controle sobre estas variáveis, a maneira como a empresa se prepara e reage frente a períodos como este faz toda a diferença. Em cenários de retração econômica, um bom nível de Bancabilidade permite renegociações importantes sem rupturas drásticas de relacionamentos construídos ao longo de anos. Já em períodos de crescimento da economia, representa estar totalmente preparado para aproveitar ao máximo toda a gama de oportunidades que cenários como esse podem ofertar.
Os principais fatores internos, sobre os quais a diretoria possui influência direta, que afetam a Bancabilidade do negócio são: Estratégia, Desempenho Operacional, Governança e Comunicação. Se a companhia souber evoluir nestes aspectos, relacionamentos sólidos serão construídos com o mercado de crédito, transformando a área financeira em propulsora de desenvolvimento e lucratividade da empresa.
Estratégia:
No médio e longo prazo, é a estratégia que vai garantir, de fato, a sobrevivência do negócio. Os agentes financeiros sabem disto e querem conhecê-la. Se entenderem que a história será vencedora, não faltarão recursos para financiar os projetos, mesmo que os resultados neste momento não sejam tão bons assim. Este é um tema que exige muita habilidade de comunicação.
Desempenho Operacional:
O mercado precisa entender onde a empresa está em termos de resultado e para onde se encaminha nos próximos anos. Se pudermos isolar os aspectos operacionais dos financeiros, demonstrando que a empresa é operacionalmente sadia, isto determinará uma disposição maior dos agentes em apoiá-la. Se o negócio apresentou um mau desempenho recente e tal fato pode ser explicado por determinada circunstância, devemos isolar este aspecto para que o entendimento do mercado seja outro. Ou preenchemos estas lacunas, ou deixamos que os analistas de crédito o façam.
Governança:
Os agentes financiadores não querem surpresas, tampouco conviverem com decisões emocionais. Eles conhecem os problemas que uma sucessão mal conduzida, por exemplo, pode trazer a uma companhia. Existem algumas práticas que mitigam estes riscos: um Acordo de Acionistas bem elaborado, um Conselho de Administração com boa formação e comprometido com o sucesso do negócio, Demonstrações Financeiras auditadas, Políticas de Compliance, entre outros.
Comunicação:
A qualidade, padronização e sistematização das informações que sua empresa disponibiliza aos agentes financeiros são fundamentais para a determinação de sua Bancabilidade. Os analistas não estarão dentro de suas lojas, fábricas ou escritórios. Uma empresa que queira extrair o melhor da relação com o mercado financeiro tem que estar preparada, em todos os momentos, para uma interlocução em alto nível.
Forma de trabalho:
A partir de uma avaliação inicial, elaboramos um projeto visando aumentar a Bancabilidade do negócio. O trabalho é realizado em conjunto com profissionais da empresa, de forma a garantir a absorção da metodologia Bankability® à cultura da organização e a consequente manutenção dos ganhos além do período de implantação. Apesar do tempo médio para implantação plena das práticas propostas pela Bankability® ser de um ano, diversos resultados são percebidos em pouquíssimo tempo.
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